Matemática – Questões comentadas Cesgranrio em vídeo (INNOVA) | Aula 8

Área do Conhecimento: Matemática
Nível: Médio
Entidade: Innova
Cargo: Técnico Químico Júnior
Banca: Fundação Cesgranrio
Número de Questões: 5

É uma excelente prova pra quem vai fazer o concurso dos correios de nível médio.
Bons estudos.
E muita dedicação e disciplina rumo a aprovação. 

Abaixo você encontra um vídeo com a  resolução das questões e também as questões com as respostas.




11- Ao participarem de uma pesquisa sobre desenvolvimento sustentável,  200  empresários  responderam  à  seguinte pergunta:  “Na  sua  empresa,  qual  é  a  principal  barreira para  ação  na  área  de  sustentabilidade?”.  Todos  os empresários responderam escolhendo uma única barreira como  principal,  e  as  escolhas  estão  apresentadas  no gráfico abaixo.
gráfico com os dados da pesquisa
Escolhendo-se, ao acaso, um dos empresários que participaram dessa pesquisa, a probabilidade de que ele tenha apontado como principal barreira “falta de mão de obra” ou “falta de infraestrutura” é de
(A)   9%
(B) 15%
(C) 18%
(D) 24%
(E) 30%

12 - Marcelo deu metade do dinheiro que tinha em seu bolso para Alexandre. Assim, Alexandre ficou com o quádruplo da quantia que restou no bolso de Marcelo. Se, juntos, Marcelo e Alexandre têm R$120,00, quantos reais havia, inicialmente, no bolso de Marcelo?
(A) 24,00
(B) 36,00
(C) 48,00
(D) 54,00
(E) 72,00

13 - O valor da conta de telefone de Sebastião variou muito nos três primeiros meses de 2012. Em janeiro, Sebastião pagou  R$  48,50;  em  fevereiro,  R$  78,00  e  em  março, R$ 65,20. Qual foi, em reais, o valor mensal médio da conta telefônica de Sebastião no primeiro trimestre de 2012?
(A) 60,60
(B) 61,90
(C) 62,20
(D) 63,90
(E) 64,20

14 - Um recipiente cúbico pode conter, no máximo, 340 mL. O valor inteiro, em centímetros, mais próximo da medida da aresta desse cubo é:
(A) 4
(B) 5
(C) 6
(D) 7
(E) 8

15 - Considere  as  funções  polinomiais  f(x)  =  x²   +  6x  –  16  e g(x) = 3x – 9.
Se g(m) = f(– 1), então m é igual a
(A) – 4
(B) – 3
(C) – 2
(D) – 1
(E)    0

Gabarito:
11 – B      12 –C         13 – D      14 -D      15 -A